Os malwares mobile Lotoor, Android Bauts e Piorm, nesta ordem, foram os mais usados em ataques globais no mês de julho de 2019. Em relatório divulgado nesta quinta-feira, 15, a Check Point explica que o Lotoor explora vulnerabilidades no Android para ganhar acesso às funções de root (reset) do dispositivo.

Por sua vez, o Android Bauts e o Piorm são citados pela primeira vez no ranking mensal. Bauts é um adware que coleta dados sensíveis do usuário (IMEI, IMSI, localização e GPS, por exemplo) e permite instalar aplicativos de terceiros no celular da vítima. O Piorm é um adware mais sofisticado, pois analisa e monitora o usuário para enviar publicidade baseada em seu perfil, porém sem seu consentimento.

Entre brechas de redes há dois destaques: o MVPower DVR Remote Code Execution, uma vulnerabilidade em gravadores de vídeo digital (DVR) da marca MVPower, que permite um código arbitrário no roteador afetado, uma variação do Mirai botnet que impactou 40% das organizações analisadas pela Check Point; e o D-Link DSL-2750B Remote Command Execution, uma falha nos roteadores DSL-2750B da D-Link que também permite execução de código malicioso.

O estudo da empresa de segurança analisou uma base de 250 milhões de endereços de aproximadamente 11 milhões de assinaturas e 5,5 milhões de páginas da Internet que foram infectadas.