A empresa de segurança digital Check Point divulgou seu Índice Global de Ameaças de abril de 2019, no qual lista os vírus que mais se propagaram no mundo durante o referido mês. No caso de dispositivos móveis, a companhia informou os três que mais se disseminaram em abril. Veja a lista abaixo, com as respectivas descrições, nas palavras da própria Check Point:

1) Triada – Backdoor modular para Android que concede privilégios de superusuário ao malware baixado, ajudando a incorporar-se aos processos do sistema. O Triada também foi visto falsificando URLs carregados no navegador.

2) Lotoor – Ferramenta hack que explora vulnerabilidades no sistema operacional Android, a fim de obter privilégios de root em dispositivos móveis comprometidos.

3) Hiddad – Malware Android que reempacota aplicativos legítimos e os lança em uma loja de terceiros. Sua principal função é exibir anúncios, mas também é capaz de obter acesso aos principais detalhes de segurança incorporados ao sistema operacional, permitindo que um atacante obtenha dados confidenciais do usuário.