O receio de receber chamadas indesejadas faz com que quase a metade dos brasileiros (45%) evitem atender ligações de números desconhecidos em seus celulares. Essa medida acaba sendo uma barreira para o telemarketing ativo mas também para comunicações que poderiam ser do interesse do consumidor – por exemplo, um alerta do banco sobre uma tentativa de fraude no cartão de crédito. Os dados fazem parte de uma nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada a pedido da First Orion, para medir o tamanho do problema das chamadas de spam e de golpe telefônico no Brasil.

A pesquisa averiguou que, para 59% dos brasileiros, as operadoras móveis têm responsabilidade sobre o problema de chamadas indesejadas. No entanto, apenas 18% afirmam já ter reclamado junto à sua operadora sobre o problema.

A promessa de um serviço que bloqueie todas ou quase todas as chamadas indesejadas seria motivo para trocar de operadora, dizem 59% dos brasileiros. E 38% estão dispostos a pagar por um serviço desse tipo prestado por sua operadora celular. Dentro desse grupo, 36% pagariam até R$ 1,99 por mês; 26%, entre R$ 2 e R$ 4,99; e 18%, entre R$ 5 e R$ 9,99. Somente 20% pagariam R$ 10 ou mais por mês pelo bloqueio de chamadas indesejadas.

Para essa pesquisa foram entrevistados, entre os dias 8 e 15 de junho deste ano, 2.125 brasileiros com 16 anos ou mais, que acessam a Internet e possuem celular. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado aqui.