Em pouco tempo, a Baidu pode virar a próxima rival do Google na construção de carros autônomos. Em entrevista ao China People Daily, um representante da gigante chinesa da tecnologia acredita que seus carros sem motorista devem chegar às ruas nos próximos três anos.

Para Wang Jin, vice-presidente sênior e diretor da unidade de novos negócios da Baidu, além do prazo para começo das vendas do veículo, “80% dos carros novos serão autônomos” nos próximos dez anos. A companhia acredita que o mercado de carros autônomos deve render bilhões de dólares nos próximos anos ou trilhões, ao adicionar outras iniciativas da indústria, como direção segura e economia de energia nos automóveis.

No entanto, o dirigente da Associação Chinesa de Inteligência Artificial, Li Xueyi, disse ao jornal que as empresas de tecnologia e automobilísticas possuem barreiras antes de lançar comercialmente os novos carros, como “preço, desempenho e confiança”.

A Baidu possui parceria desde 2014 com a BMW para lançar seu carro autônomo. Outros rivais do mercado chinês, Alibaba e Keshi buscam parcerias similares para entrar no ramo.