O Uber (Android, iOS e Windows Phone) fechou um uma parceria com a Volvo e comprou a empresa Otto para desenvolver corridas com carros autônomos. Os valores da compra da start-up de transporte não foram revelados; já a parceria com a montadora sueca terá um investimento de US$ 300 milhões dividido entre as duas companhias.

Na parceria revelada nesta quinta-feira,18, os veículos usados serão os utilitários XC-90C. Eles serão fabricados pela Volvo para depois serem comprados pelo Uber e receberem o programa de direção autônoma. Esse programa será desenvolvido pelos engenheiros da empresa do aplicativo de carona e a equipe da Otto.

Com 90 pessoas em seu time, a Otto será incorporada ao Uber para realizar os testes iniciais com os carros autônomos nas cidades norte-americanas de São Francisco, Palo Alto e Pittsburg. A segunda cidade principal da Pensilvânia receberá o sistema no app antes das outras. Contudo, um motorista (monitor) deve acompanhar as corridas.

Para a criação do sistema de direção automática, Uber e Otto devem usar os dados coletados com os motoristas que fazem corridas pelo aplicativo da empresa, aproximadamente 1,2 bilhão de milhas (ou 1,9 bilhões de quilômetros) mensais. A start-up liderada pelo engenheiro Anthony Levandowski já criou a motocicleta autônoma Ghostrider e caminhões autônomos.

Vale lembrar que Volvo e Uber não são os únicos a avançar no cenário dos carros autônomos. Ontem, a Ford confirmou que se prepara para lançar sua frota comercial de carros autônomos para 2021.