Olist

Tiago Dalvi, CEO e fundador do Olist. Foto: divulgação

Olist, empresa que oferece soluções para o comércio eletrônico, recebe aporte de R$ 1 bilhão (US$ 188 milhões) em rodada Série E, e se torna o mais novo unicórnio brasileiro.

A rodada foi liderada pelo fundo americano Wellington Management. Também participaram fundos geridos por SoftBank, Corton Capital, Valor Capital, Goldman Sachs, Globo Ventures e o investidor Kevin Efrusy. A nova captação vem oito meses após o anúncio do segundo closing da Série D, liderada pelo SoftBank e Goldman Sachs.

O Olist possui 45 mil clientes entre lojistas e varejistas. A empresa nasceu como uma plataforma de criação de lojas online cujos produtos ficam disponíveis em diferentes marketplaces. Nos últimos doze meses, como parte da estratégia de expansão, a startup concluiu a aquisição de quatro empresas para poder oferecer outros produtos e serviços. No final de 2020, adquiriu a startup de social commerce Clickspace e a logtech PAX, empresa de logística. Em 2021, foram adquiridas as tech companies VNDA, que possui uma plataforma de e-commerce e soluções voltadas para as DNVBs, e a Tiny ERP.

A empresa não descarta novas aquisições para entregar o ecossistema de vendas online completo a seu cliente.

No início de 2022, o novo centro de distribuição localizado em Barueri/SP começará a atuar, aumentando a agilidade nas entregas no Brasil. O objetivo é oferecer uma solução única que permitirá ao lojista manter a exposição dos seus produtos em diversos canais de venda.

Outra frente de expansão será na área de serviços financeiros. Atualmente, lojistas já conseguem acessar via a plataforma do Olist linhas de crédito para capital de giro, a fim de adquirir novos produtos para o catálogo e para manutenção de estoque. O plano é expandir as soluções de crédito.

O Olist iniciou recentemente sua operação no México. A ideia é que, com o aporte, em 2022, a startup expanda seu modelo de negócio para mais países da América Latina e introduza os demais produtos do ecossistema gradualmente.