O Google criou o "Google Sala de aula", um aplicativo móvel (Android, iOS) voltado para a comunicação entre professores e alunos. Ele funciona como a extensão móvel do projeto "Google Apps para Educação", que consiste em um pacote gratuito de programas de produtividade para professores, que inclui o Gmail, o Google Drive e o Google Docs. Qualquer pessoa com uma conta do Google pode usar o Google Sala de aula.

Um dos propósitos é eliminar, ou pelo menos reduzir, o uso de papel. Os professores podem salvar um documento no Google Docs e enviá-lo automaticamente para todos os seus alunos, por exemplo. Os deveres de casa podem ser feitos diretamente no smartphone ou tablet dos estudantes, e o professor pode corrigi-los de qualquer lugar, também através de seu dispositivo móvel.

O próprio professor configura o serviço e cadastra seus alunos pelos seus emails. Ou então compartilha um código para que cada um acesse o grupo formado pela sua turma. O professor pode enviar comunicados através do Google Sala de Aula ou iniciar discussões temáticas de apoio às aulas. O histórico de tarefas é organizado em uma página, acessível para todos os alunos da turma.