A Twilio, uma das maiores empresas de APIs de comunicação por voz e SMS do mundo, anunciou a aquisição da brasileira Teravoz. O negócio marca a entrada da Twilio no País. O valor da aquisição não foi revelado, mas a Wayra, uma das acionistas da Teravoz, informa que vendeu sua participação para a Twilio por mais de 30 vezes o que havia investido na startup em 2017.

A Teravoz foi fundada em 2014 e desenvolveu uma API para chamadas de voz. Ela tem atualmente mais de 500 clientes e trafega 8,5 milhões de minutos por mês em sua plataforma. Nubank, Rockcontent e Resultados Digitais são algumas das empresas em sua carteira de clientes.

“Desde que começamos a empresa, sempre admiramos uma grande companhia americana chamada Twilio, que atua fortemente na área de comunicação ou, mais especificamente, em APIs que possibilitam a integração com outros sistemas. Hoje a Twilio é uma empresa global que atua há mais de 10 anos no mesmo mercado que nós, mas com um portfólio muito maior: SMS, Whatsapp, vídeo e outros serviços – e que ainda não havia conseguido seu espaço no Brasil. Depois de muita conversa entre nós,  fundadores da Teravoz e Twilio, chegamos à conclusão de que a aquisição da Teravoz seria a melhor forma de impulsionar o nosso sonho de transformar o mercado de comunicações no Brasil. Assim, com muito orgulho, compartilho com vocês que a Teravoz agora é a Twilio Brasil!”, diz o comunicado no site da Teravoz assinado pelos seus fundadores.

O country manager da Twilio no Brasil passará a ser Dov Bigio, um dos fundadores da Teravoz. As duas companhias estão neste momento passando pelo processo de unificação de suas operações. Os clientes serão contactados ao longo das próximas semanas sobre a novidade e instruídos sobre a migração para a plataforma da Twilio.

Análise

Além de um time experiente em desenvolvimento, a aquisição da Teravoz dá à Twilio uma significativa carteira de clientes hoje servidos por uma API de chamadas de voz. O movimento natural após a migração deles para a plataforma da Twilio será a oferta de outras APIs da Twilio, como as de mensageria.