O Instagram (AndroidiOS) divulgou uma série de normas para a proteção de seus usuários, em especial os jovens e adolescentes. A mais importante das regras é a proibição de envio de mensagens diretas (DMs) entre adolescentes (menores de 18 anos de idade) e adultos que eles não seguem.

Outra medida é o uso de uma tecnologia com inteligência artificial e machine learning para identificar a real idade do usuário. A ideia é combater os usuários que mentem em sua idade para entrar na rede social, principalmente os menores de 13 anos, idade mínima do Instagram.

Os jovens também receberão uma notificação para alertar caso o adulto que engajou em conversa com ele teve um comportamento suspeito. Desse modo, o jovem poderá encerrar a conversa, bloquear, reportar ao Instagram ou restringir o adulto.

E o Instagram incentivará aos jovens a manter suas contas privadas.

Para os usuários acima de 18 anos, o Instagram dificultará o acesso à conta dos jovens ao bloquear visualização de contas de adolescentes na aba de descobertas, assim como seus comentários em publicações abertas.