O Ministério das Comunicações (MCom) instituiu, nesta terça-feira, 16, um Comitê de Segurança da Informação. A portaria foi publicada no Diário Oficial e afirma que o órgão tem natureza não apenas deliberativa como também estratégica. Seu objetivo será traçar políticas, diretrizes e planos relativos à segurança da informação dentro do próprio ministério.

O Comitê será composto por sete representantes do MCom – cujos nomes não foram revelados. A presidência será assumida por Wanessa Queiroz Souza de Oliveira, atual subsecretária de planejamento e tecnologia da informação, que passa a ocupar a cadeira de gestora de segurança da informação do ministério. Entre suas atribuições, estão propor recursos necessários à segurança, acompanhar equipes de trabalho, coordenar a política de segurança de informação e observar se as normas do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) estão sendo cumpridas. O GSI conta com uma Assessoria Especial de Segurança da Informação, comandado pelo coronel Marcelo Paiva Fontenele, que possivelmente acompanhará esta nova gestão.

Procurado pela reportagem do Mobile Time, o MCom não se pronunciou sobre mais detalhes deste comitê. Até o fechamento desta matéria, o GSI também não respondeu sobre como pretende influenciar no tratamento das informações do ministério.