O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta quinta-feira, 29, um documento denominado POSIC (Política de Segurança da Informação e Comunicações), que determina princípios, diretrizes, competências, responsabilidades e objetivos sobre o assunto.

A meta, segundo consta no documento, é estabelecer normas a serem seguidas no ministério que possam assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade dos dados e das informações.

A segurança da informação vem atraindo a atenção do MCom há algum tempo. Em março deste ano, o ministério instaurou um Comitê de Segurança da Informação, que tem entre seus objetivos acompanhar se as normas do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) estão sendo cumpridas.

“O ponto que mais me chamou a atenção no POSIC foi a gestão de continuidade, que é um dos elementos que na maior parte dos regulamentos públicos não parece presente. No Brasil, pouco se fala de resiliência, que é a possibilidade de continuar o funcionamento das redes, mesmo diante de um incidente”, analisou Christian Perrone, pesquisador sênior da área de direito de tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), ao Mobile Time.