Instagram

Imagens: divulgação

Meta apresentou nesta quarta-feira, 16, o lançamento do Family Center, uma central para que pais, mães e responsáveis possam supervisionar os adolescentes nas redes sociais da holding. Neste momento, os primeiros recursos disponíveis estarão no Instagram (Android, iOS), nos Estados Unidos. Os novos recursos de controle parental serão lançados globalmente nos próximos meses.

Esse primeiro conjunto de ferramentas de supervisão dos pais e responsáveis permite que os adultos visualizem quanto tempo o adolescente passa no Instagram e estabeleçam limites; obtenham atualizações sobre quais contas eles estão seguindo e sendo seguidos; e recebam notificações quando o adolescente denuncia outro usuário.

Por enquanto, adolescentes precisarão iniciar a supervisão no aplicativo e, em junho, a Meta adicionará a opção para que os pais iniciem a supervisão em seu próprio app ou no computador. Os jovens precisarão aprovar a supervisão parental se seus pais ou responsáveis solicitarem.

Segundo o anunciado no blog da Meta, nos próximos meses o Instagram receberá outros recursos como permitir que os pais definam as horas durante as quais o filho pode usar o Instagram e a capacidade de mais de um responsável supervisionar a conta de um adolescente.

As ferramentas do Instagram fazem parte de um esforço mais amplo da Meta para oferecer mais suporte aos pais e responsáveis preocupados com o uso de seus produtos pelos adolescentes. Hoje, também está sendo lançado um novo Family Center, que a empresa diz que eventualmente oferecerá um balcão único para acessar ferramentas de supervisão em todos os produtos da Meta. Possui um centro de educação, que oferece artigos de aconselhamento, tutoriais em vídeos e dicas sobre como conversar com adolescentes sobre mídias sociais.

Quest VR

Além do Instagram, a Meta também está lançando novos controles parentais para seus dispositivos Quest VR. A partir do próximo mês, os responsáveis poderão bloquear aplicativos específicos para impedir que os adolescentes acessem conteúdo impróprio para a idade. E, a partir de maio, crianças entre 13 e 17 anos serão impedidas de baixar aplicativos impróprios para a idade na Quest Store.

Um Painel dos Pais no aplicativo móvel Oculus também oferecerá recursos adicionais de supervisão de RV, como a capacidade de bloquear aplicativos de forma proativa, como navegadores da web, visualizar todos os aplicativos pertencentes ao filho adolescente, receber notificações de compra, visualizar e gerenciar o tempo de tela. A Meta diz que seus óculos não são apropriados para usuários com menos de 13 anos.

Entenda

Os controles estão sendo introduzidos depois que a rede social de propriedade da Meta foi criticada por seu impacto em usuários mais jovens. Uma pesquisa interna vazada da empresa sugere que o uso do Instagram tem efeitos prejudiciais na saúde mental de seus usuários mais jovens, principalmente adolescentes. Logo após a divulgação da pesquisa, a empresa anunciou a interrupção do Instagram Kids, voltado para menores de 13 anos. Também lançou um recurso que incentivava os usuários a fazer uma pausa no aplicativo após determinados períodos de tempo.