A Microsoft apresentou, nesta quinta-feira, 16, o Microsoft 365 Copilot, que integrará o GPT-4, da OpenAI, às aplicações do Microsoft 365. Os recursos de inteligência artificial generativa poderão ser usados em programas como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e outros, como uma forma de ajudar na criatividade e produtividade.

No Word, por exemplo, será possível gerar um primeiro rascunho de um texto, a partir de anotações feitas sobre uma reunião, cabendo ao usuário revisá-lo e editá-lo. Ele poderá pedir ajuda ao Copilot para encurtar, reescrever ou dar feedback, escolhendo o tom mais adequado para o texto.

No Word, o usuário pode pedir para o Copilot escrever um rascunho a partir de anotações (crédito: divulgação)

No PowerPoint, a IA poderá ajudar a criar apresentações por meio de prompts, adicionando conteúdo de um documento. O Copilot também condensará apresentações, além de receber comandos de linguagem natural para ajustar layouts, reformatar texto e fazer animações cronometradas.

No Excel, será possível analisar tendências e criar visualizações de dados com um formato profissional. O usuário poderá fazer perguntas ao Copilot sobre seu conjunto de dados, não apenas em fórmulas. Ele mostrará correlações, propondo hipóteses e sugerindo novas fórmulas com base nos questionamentos.

No Outlook, o Copilot ajudará a fazer resumos de threads de e-mails ou criar rascunhos de respostas rápidas. O usuário poderá selecionar o tom e duração do texto. A IA é capaz de entender não somente o que foi dito, como também mostrar diferentes pontos de vista das pessoas e questões em aberto que ainda precisam ser respondidas.

Copilot cria apresentações de slide com base em comandos (crédito: divulgação)

Já no Teams, o Copilot conseguirá fazer resumos dos principais pontos de uma reunião virtual, nos quais incluirá a autoria de falas ou até mesmo se as pessoas estão alinhadas ou discordam sobre algum ponto. Os usuários poderão usar Copilot para receber informações sobre uma futura reunião, atualizando os participantes sobre projetos relacionados e mudanças organizacionais, como contratações recentes.

Business Chat

A Microsoft também planeja lançar o Business Chat, que aproveita a base de dados gerados no Microsoft 365 para oferecer informações e insights aos usuários. A ferramenta cruza grandes modelos de linguagem (LLM, da sigla em inglês) com dados como calendário, e-mails, chats, documentos, reuniões e contatos.

Com o recurso, será possível pedir, por exemplo, “diga à minha equipe para atualizar a estratégia do produto”. O prompt vai gerar uma atualização de status com base nas atividades feitas no dia, como reuniões, e-mails ou até conversas. A partir desta quinta-feira, ele pode ser acessado em pré-visualização no Microsoft Teams.

A Microsoft disse que está testando Microsoft 365 Copilot com 20 clientes, no momento, e expandirá a visualização nos próximos meses. Mais detalhes sobre preços serão compartilhados futuramente.