A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou nesta segunda-feira, 16, o lançamento do "Vestibular UERJ", um aplicativo móvel com informações sobre o vestibular da instituição. O app foi primeiramente disponibilizado para dispositivos Android, mas em breve terá versões também para iOS e BlackBerry. O software é gratuito e pode ser baixado diretamente do Google Play ou pela página do vestibular da instituição.

A novidade foi anunciada pelo Departamento de Seleção Acadêmica da UERJ – DSEA/UERJ. Por meio do app, os vestibulandos poderão acessar, de seu aparelho celular ou tablet, informações atualizadas sobre o status de sua inscrição e ter acesso às principais informações da página do Vestibular Estadual, além do conteúdo da Revista Eletrônica do Vestibular. O estudante pode ver o recibo de inscrição, seu cartão de confirmação de inscrição e a linha digitável para pagamento da taxa de inscrição. O aplicativo também traz o manual do candidato em formato PDF e as informações gerais sobre o vestibular, tais como o sistema de cotas, documentos exigidos e um conjunto de perguntas frequentes para facilitar a vida do candidato.

Segundo Mauro Behring, coordenador de Informática da UERJ, a iniciativa tem como objetivo proporcionar ao candidato um atendimento melhor, permitindo maior interação com as informações do vestibular. A universidade registra um crescente acesso a seu conteúdo por meio de tablets e smartphones, principalmente de usuários de dispositivos Android. Entre junho de 2010 e abril de 2012, foram registradas mais de 124 mil visitas feitas por meio de devices móveis, equivalentes a 1,37% do tráfego total no site do vestibular da universidade. Dentro desse universo, mais de 32 mil usuários utlizavam dispositivos equipados com sistema operacional Android.

“Nosso público é muito ligado a novas tecnologias. Mais de 90% dos candidatos têm idades entre 17 e 23 anos. Escolhemos começar pelo Android porque é, atualmente, o sistema operacional com maior presença entre os acessos de dispositivos móveis na página do DSEA”, disse ele, que promete para até o fim do mês as versões atualizadas para outros sistemas operacionais.

O projeto teve um investimento de cerca de R$ 50 mil e foi todo desenvolvido pela coordenação de Informática do DSEA/UERJ. O app foi ao ar para testes no site da instituição em 31 de março, e agora começa a ser divulgado. Em duas semanas, foi atingida a marca de mil downloads, e espera-se que, até o fim de abril, esse número chegue a dois mil downloads. 

Segundo Behring, o objetivo da universidade agora é inserir cada vez mais conteúdo dentro do app. “Queremos adicionar material em vídeo e áudio. Todo o conteúdo que hoje está no site do nosso vestibular logo estará disponível dentro do app”, diz. “Faremos novas versões do app, que vão acompanhar as etapas do vestibular. Nela, divulgaremos espelhos de provas, gabaritos, acompanhamento do desempenho do candidato”, acrescenta.