A partir de agora, as buscas feitas no Google em smartphones poderão incluir na lista de resultados os links para download na Google Play de aplicativos relacionados ao tema pesquisado. Uma busca por "futebol", por exemplo, gera como resultado links para diversos sites mas também para o download de apps como "365Scores: Futebol brasileiro" e "Top Eleven: Manager de Futebol". Junto com a descrição do app há o link para a página de downoad de cada aplicativo dentro da Google Play.

A busca não se limita aos títulos dos aplicativos, mas também ao seu conteúdo interno, desde que os apps tenham sido construídos de forma a permitir o chamado "deep link". Desta forma, depois de baixá-lo, o usuário será levado dentro do aplicativo àquele conteúdo que buscou originalmente, logo após abri-lo pela primeira vez. Pode ser, por exemplo, uma receita de bobó de camarão dentro de um app de receitas.

Não há custo para os desenvolvedores para figurarem entre os resultados. Por enquanto a novidade vale apenas para Android. Não se sabe quando será expandida, ou mesmo se será expandida, para apps em iOS quando a busca for feita em um iPhone.

Análise

Essa novidade na busca móvel do Google é de extrema importância para desenvolvedores de apps, pois aumenta a possibilidade de terem seus títulos encontrados. Antes, os consumidores precisavam procurar apenas dentro das lojas de aplicativos, o que fez surgir inclusive técnicas de otimização de busca nessas lojas, o ASO (App Store Optimization). Agora, os desenvolvedores vão ter que se preocupar não apenas com ASO, mas com SEO (Search Engine Optimization) também.

A título de curiosidade: a busca por "Mobile Time" mostra como primeiro resultado o site móvel deste noticiário e, logo abaixo, um link para download do aplicativo da revista Time, o "Time Mobile". Isso enquanto não houver um aplicativo nativo oficial do Mobile Time…