Depois do Google, é a vez do Bing, buscador da Microsoft, anunciar esta semana que vai priorizar em seus resultados as páginas que estiverem adaptadas para a visualização em dispositivos móveis. A novidade entrará no ar dentro de alguns meses. A Microsoft ressalta, contudo, que os links mais relevantes para uma determinada busca continuarão sendo exibidos primeiro, mesmo que não estejam preparados para mobilidade. Por enquanto, o que está funcionando desde já é um indicador ao lado do link informando se o site é "mobile friendly". E uma novidade que virá nas próximas semanas é uma ferramenta para webmasters medirem o quão adaptado ao mobile está o seu site.

No blog oficial do Bing, foram listados os principais critérios levados em conta para definir se uma página está preparada para a visualização em dispositivos móveis. São eles:

1) Navegação: os botões e os links dentro da página precisam ser grandes o suficiente e espaçados entre si para que sejam facilmente clicados. Botões muito próximos geram cliques por engano.

2) Legibilidade: o texto na página precisa ser legível sem a necessidade de zoom.

3) Scrolling: O conteúdo deve caber dentro da largura da tela do celular, ou seja, sem a necessidade de scroll lateral. O scroll vertical é aceitável.

4) Compatibilidade: O conteúdo da página deve ser compatível para a visualização em dispositivos móveis. Páginas em flash, por exemplo, não são lidas em iPhones. E players de vídeo que dependam de plugins também não necessariamente rodam em todos os dispositivos.