Michael Leadbetter, CEO e fundador da consultoria Pivot Factory, compartilhou com a audiência do MMA Impact Forum Brasil 2019 nesta terça-feira, 19, os seis motivos para a transformação digital não funcionar nas empresas. Na visão do consultor, os erros em inovação são bem comuns e podem acontecer mesmo com aqueles que investem mais.

“O que acontece com companhias que investem em transformação digital e não dão certo: elas primeiro vão para o Vale do Silício, acham um guru ou contratam uma consultoria. Depois, investem em centros de inovação no Brasil, EUA e Israel, criam projetos… E, por fim, dão errado”, disse Leadbetter. “Isso geralmente acontece após dois anos de investimento. É comum eu receber diretores de inovação que foram demitidos sem saber onde eles erraram. Mas por que eles falharam?”.

O CEO e fundador da Pivot Factory explica quais seriam os seis motivos para isso acontecer:

1 – As empresas não sabem que a disrupção virá de empresas que estão fora do seu mercado;

2 – É preciso mudar o modelo de negócios das empresas para a era digital;

3 – As empresas precisam pensar como companhias de software, como Google, Amazon ou Facebook;

4 – Os projetos errados de inovação são testados por tempo demais dentro das firmas. É uma insistência no erro;

5 – Os projetos certos demoram a se mover;

6 – As companhias não mudam as qualificações de suas equipes rapidamente;

Por outro lado, Leadbetter deu três dicas para as empresas continuarem no rumo certo para suas inovações digitais: “Avaliem e façam mudanças de pensamento; estruturem suas inovações (como estratégia de portfólio e remodelar a organização) e, por fim, executem rapidamente a inovação”.