A Voke confirmou a compra da Suprisul nesta terça-feira, 15. Com a aquisição a companhia de Hardware as a Service (HaaS) expande a sua atuação para o interior de São Paulo, uma vez que a empresa adquirida tem presença forte nessa região, em especial nas cidades de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto e Louveira.

Em conversa com Mobile Time, João-Lima, co-CEO da Voke, explica que a estratégia com a Suprisul faz parte da proposta da companhia de crescer regionalmente no Brasil, iniciando pelo nordeste e pelo interior de São Paulo – parte em que a Suprisul entra.

A compra está ligada à estratégia de crescer de forma orgânica e inorgânica, impulsionando o aumento da base de clientes, portfólio ou região. Atualmente, a companhia cresce organicamente em uma média de 45% por ano. Com a compra da Suprisul, esta é a quinta aquisição desde a sua listagem pública em 2019.

A partir da aquisição nesta terça-feira, a Suprisul entra em um processo de integração com a Voke, que deve durar seis meses. Embora todo o time da adquirida se torne Voke a partir desta data, há um movimento de integração que começa primeiro com profissionais de finanças e marketing e depois, com as equipes vendas e de serviços.

Para o cliente, a companhia vai respeitar a dinâmica de cada um, ou seja, quem preferir ser atendido pela equipe da Suprisul seguirá com ela. Ou se preferirem podem migrar para a Voke, mas o importante é que a empresa de HaaS quer atender bem seus clientes, como posicionou Lima.

Sinergias

Rene Almeida e João Lima (de azul), co-CEOs da Voke (divulgação: Voke)

Além da posição geográfica privilegiada, Lima e seu co-CEO, Rene Almeida, apontaram uma forte sinergia com a Suprisul, que cresceu 80% na locação de hardware desde 2019, e ambas têm uma base fiel de clientes. Também afirmaram que auxiliou na escolha da compra da companhia o fato de que possuem um armazém no interior de São Paulo (algo que a Voke não tinha) e um forte relacionamento com fornecedores de equipamentos que pode ajudar a ofertar melhores preços aos consumidores.

Também indicam que a empresa comprada tem grande experiência no mercado de locação de equipamentos. Com 30 anos de serviços, a Suprisul tem 27 mil equipamentos ativos e atua em 228 cidades. Por sua vez, a Voke está presente em 4,3 mil municípios e tem 500 mil ativos próprios.

Almeida afirmou que a Voke poderá adquirir mais equipamentos para a Suprisul. Outro benefício que a compra traz é a possibilidade de ampliar o parque de recondicionados da companhia com os equipamentos da Suprisul. A Voke investe há quatro anos em um marketplace com venda de seminovos.

Linhas de negócios

Com a Suprisul oferecendo tablets, PCs e totens de autoatendimento, Lima confidencia que os equipamentos de autoatendimento são uma demanda de seus clientes e que pode avançar nesta expansão de portfólio. Mas, inicialmente, a Voke focará no core que é a oferta de PCs, monitores e smartphones. Paralelamente, a companhia também visa avançar com a expansão do portfólio para outros segmentos, como servidores e serviços, em especial soluções de cibersegurança.