[Atualizado às 20h40 de 16 de maio]

Entrou no ar nesta segunda-feira, 16, o Spaces (Android, iOS), um novo app do Google para facilitar o compartilhamento de conteúdo em grupo. Na sua página em português o lema é "pequenos grupos, grandes compartilhamentos". O Spaces permite que qualquer pessoa com uma conta do Google (ou seja, com um Gmail) poderá criar um grupo dentro do Spaces e convidar amigos para fazerem parte dele. A ideia é que cada grupo trate de um tema específico e que qualquer participante possa publicar conteúdo dentro dele, como matérias, vídeos, páginas na web, comentários etc. Todo o conteúdo pode ser acessado de dentro do app, mesmo que se refira a links externos. E um detalhe importante: todo o conteúdo é indexado e pode ser pesquisado pelos seus participantes, para ser encontrado em qualquer momento.

Foi criado um portal para o Spaces na Internet. O novo app deve ser uma das estrelas do Google I/O 2016, encontro mundial de desenvolvedores do Google, que acontece na próxima quarta-feira, 18.

Análise

O Google Spaces deverá aplicar toda a experiência do Google em armazenamento, indexação e busca de conteúdo de texto e imagem, agora a uma ferramenta de comunicação em grupo. A tendência é que o Spaces tire um pouco do espaço que hoje é dominado por comunicadores instantâneos, como os grupos de WhatsApp, e que roube também participação de ferramentas de produtividade e de trabalho colaborativo, como Evernote e Trello.

Vale lembrar que nem tudo o que o Google cria dá certo, vide a Google+, rede social que nunca conseguiu se popularizar de verdade e concorrer com o Facebook. Restar aguardar o lançamento do Spaces para poder avaliar melhor as suas funcionalidades e seu potencial.