saúde

O estudo Mapeamento HealthTechs 2022, elaborado por Deloitte em parceria com a ABStartups (Associação Brasileira de Startups), mapeou 215 healthtechs no Brasil. Do total, 45% foram criadas entre 2019 e 2021, o que aponta que muitas delas se desenvolveram em plena pandemia de Covid-19.

O estudo mostra também que o estado de São Paulo ainda é o principal berço das startups. Mais de 32% de todas startups do País estão concentradas em solo paulista e entre as healthtechs não é diferente: 34% das 215 mapeadas estão lá e 22%, na capital.

Entre os destaques do estudo estão os seguintes dados:

– 57% das healthtechs mapeadas receberam investimentos;

– 50% atuam no B2B2C, ou seja, com foco comercial em outras empresas que, por sua vez, atendem ao consumidor final;

– 46% estão na fase de tração e escala;

– 52% estão na região sudeste. O contraponto é a região Norte, com apenas 4,65% das healthtechs;

– Três em cada dez startups da saúde são soluções de gestão.

O modelo de negócio mais difundido entre as healthtechs é o SaaS (42%), seguido por venda direta (16%), marketplace (12%)  e clube de assinatura (10%).

Metade das startups possui de um a cinco colaboradores; 28% possuem de seis a dez e 11% de 11 a 20.

Cerca de 36% das healthtechs não possuem faturamento e 11% têm faturamento anual abaixo de R$ 10 mil. 7% possuem faturamento entre R$ 10 mil e R$ 30 mil. Pouco mais de 6% possuem de R$ 30 mil a R$ 50 mil; 9,3%, entre R$ 50 mil a R$ 250 mil; 7%, de R$ 250 mil a R$ 500 mil; 7%, de R$ 500 mil a R$ 1 milhão; 5%, entre R$ 1 milhão e R$ 2,5 milhões; 3%, de R$2,5 milhões a R$ 5 milhões; e 3,3%, acima de R$5 milhões (vale dizer que as porcentagens foram arredondadas).

Diversidade

A liderança nas healthtechs está em mãos masculinas (68,37%) e a presença feminina está em cerca de 22,79%. Startups com mais de um fundador e maioria masculina são 6,05%; mais de um fundador com maioria feminina é de apenas 1,86%, e mais de um fundador e a proporção de gêneros igual é inferior a 1%.

Entre as idades, a maior parte está entre a faixa etária de 36 a 40 anos (24,19%); seguida de 46 anos ou mais (21,4%); de 31 a 35 anos (17,21%); de 41 a 45 anos (15,35%); 26 a 30 anos (13,02%); 20 a 25 anos (7,44%); e menos de 20 anos (1,4%).

Categorias

Foram identificadas 10 categorias de atuação dessas startups: AI & big data; acesso à informação; bem-estar físico e mental; medicina farmacêutica e diagnóstica; gestão; marketplace; dispositivos médicos; relacionamento com pacientes; telemedicina; wearables e IoT.

O estudo Mapeamento HealthTechs 2022 mapeou 215 healthtechs no País e os percentuais apresentados na pesquisa têm nível de confiabilidade de 95% e erro amostral de 5%.