O celular foi o canal de pagamento mais usado para transações em 2024, de acordo com um recorte do conjunto de Estatísticas de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira, 16. Houve 58,9 bilhões de operações por meio dos smartphones no ano passado, cerca de 18,4 bilhões a mais do que em 2023.
No ranking de canais de acesso, o volume de movimentações com celular foi oito vezes maior em comparação ao segundo colocado, o internet banking, que somou 7,3 bilhões de transações, segundo o BC. Apesar disso, o uso dos sites aumentou 25% em relação a 2023.
Ainda conforme as informações do Banco Central, as movimentações realizadas pelo telefone celular e pelo internet banking somaram R$ 64,2 trilhões no ano passado – 5,3% a mais comparado ao ano anterior.
Pix lidera
O uso majoritário do celular é um reflexo da preferência pelo Pix, que correspondeu a quase metade (47%) das transações de pagamento que dependeram de um meio de acesso no ano passado (ou seja, sem contabilizar cobranças em espécie). Os dados do BC apontam que ele foi o instrumento de pagamento que mais cresceu em termos de quantidade de transações no ano passado – com uma alta de 52%.
O crescimento do Pix não impediu que o uso de cartões também subisse. Houve aumento de 11% nos pagamentos na modalidades de crédito, de 2,5% no débito, e de 19,2% no pré-pago, totalizando um crescimento médio de 9,8% em geral.
Em números absolutos, os dados computados pelo BC identificaram que o ano de 2024 fechou com 235 milhões de cartões de crédito ativos, o que significa quase 14% a mais em relação ao final de 2023. Já os cartões de débito registraram queda de 5% – passando de 162 milhões, no fim de 2023, para 154 milhões em 2024.
Dados publicados no final do ano passado já indicavam um avanço do Pix e uma redução do uso do dinheiro nas transações. Com base na pesquisa O Brasileiro e sua relação com o dinheiro, que se dá com base em questionários, 68,9% dos entrevistados citaram o dinheiro como meio de pagamento mais frequente no ano passado, percentual que era de 83,8% em 2021.
Imagem principal: Ilustração gerada com IA por Mobile Time.