O trabalho dos geólogos é fundamental para a indústria do petróleo. A partir da análise de rochas coletadas no processo de perfuração, eles são capazes de estimar a ocorrência de petróleo e o volume na rocha. Uma das tarefas desses profissionais é chamada "descrição de testemunho" e consiste em uma detalhada descrição da rocha, obtida a partir da perfuração de poços para realizar amostragem. Esse trabalho acaba de ficar mais fácil com a ajuda da tecnologia móvel, ou, mais precisamente, de um tablet Android com o aplicativo Strataledge, desenvolvido pela gaúcha Endeeper e lançado comercialmente há um mês.

Testemunhos de rocha são coletados com o uso de brocas cilíndricas e armazenados em galpões para descrição. Geralmente o geólogo descreve as principais características da rocha através de anotações e desenhos em papel, para depois transcrevê-las para o computador, no escritório. Esse processo, além de trabalhoso, está sujeito a erros. Com o Strataledge, a descrição é feita diretamente no tablet e depois exportada para o computador. O app padroniza o registro das informações com um banco de dados embarcado, facilitando a posteriori a integração com bancos de dados corporativos, além de agilizar e otimizar o trabalho do profissional. "O Strataledge diminui a carga de trabalho do geólogo e melhora a qualidade da análise. É um bom auxílio para aquele profissional que está começando. Um dos focos que temos são as universidades, como cursos de geologia, para que o app faça parte de seus laboratórios", explica Luiz Henrique Boff, CEO da Endeeper. Além da indústria de petróleo, o app pode servir também para empresas de mineração. Este vídeo no YouTube demonstra o seu funcionamento.

O Strataledge é vendido como serviço, por uma mensalidade de US$ 140, ou pode ser adquirido, por US$ 2,1 mil, e está disponível para download na Google Play.

A empresa levou três anos para desenvolver o aplicativo. O trabalho foi feito todo internamente, com recursos do Sebrae e apoio do CNPQ e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com a experiência adquirida ao longo do projeto, a Endeeper pretende avaliar a criação de outros produtos móveis.

Esse foi o primeiro aplicativo móvel criado pela empresa, que é especializada em softwares de geologia para a indústria de petróleo. Seu primeiro produto foi um software de petrografia, que hoje é usado pela Petrobras. A Endeeper está localizada no Parque Científico e Tecnológico da UFRGS.