O 5G será a geração de telefonia celular com crescimento mais rápido da história. A projeção é de que em 2026 essa tecnologia responderá por 40% da base mundial de conexões móveis em serviço, ou 3,5 bilhões. No momento, são 290 milhões globalmente, base que deve dobrar para 580 milhões até dezembro. O primeiro bilhão de aparelhos 5G deve ser alcançando ao longo de 2022, dois anos antes do que o 4G em tempo de vida. Os fatores que aceleram a nova geração e que diferem da anterior são o engajamento do mercado chinês e a variedade de terminais à venda. Os números e a análise fazem parte do novo Ericsson Mobility Report, publicado nesta quarta-feira, 16.

O 4G, por sua vez, continuará sendo a tecnologia líder no mundo ao longo dos próximos cinco anos. Ao fim de março deste ano, eram 4,6 bilhões de conexões 4G no mundo, equivalente a 56% do total. A quarta geração seguirá crescendo um pouco mais até atingir um pico de 4,8 bilhões. Depois, passará a cair, e chegará a 3,9 bilhões em 2026, quando responderá por 44% do total.

Gráfico comparativo do crescimento do 4G e do 5G a partir do lançamento de cada um (Fonte: Ericsson)

América Latina

Na América Latina, o 5G representará 34% do total de conexões móveis em 2026. O 4G, por sua vez, continuará liderando, mas perderá um pouco de participação, caindo de 59% para 48% em cinco anos. O 3G será o maior impactado ao longo desse período, perdendo mais da metade da sua base na região.