A Trip Linhas Aéreas testará o uso de uma solução de segurança para compras online com cartão de crédito que envia uma senha por SMS para o celular do consumidor. O sistema foi desenvolvido pela brasileira Evolucard e está em fase de teste-piloto com várias lojas virtuais, grupo ao qual a Trip se juntará nos próximos dias. Paralelamente, um grande banco emissor de cartões, cujo nome ainda não pode ser revelado, também concordou em participar do teste, facilitando o cadastro para seus clientes.

A solução, cujo teste foi noticiado por Mobile Time em maio, requer que o consumidor se cadastre no site da Evolucard, informando celular, CPF, número do cartão, endereço e conta corrente, dentre outros dados. Para comprovar a identidade da pessoa, cobra-se um valor aleatório do cartão de crédito, que depois é devolvido na conta corrente do usuário, que confirma o valor como último passo no processo de cadastro. É parecido com o que faz o PayPal, mas com a adição da confirmação pela conta corrente, o que confere ainda mais segurança. Feito o cadastro, o consumidor ganha em agilidade nas próximas compras nos sites parceiros, pois não precisa mais digitar dados como o número do cartão a cada transação. E também aumenta a segurança: cada compra só é efetuada após a inclusão de uma senha aleatória enviada por SMS para o consumidor. A senha muda a cada transação.

O teste-piloto, iniciado há dois meses, conta com 1 mil pessoas cadastradas até o momento. A futura parceria com bancos emissores simplificará o cadastro no site da Evolucard, requerendo apenas o número do celular, o CPF e os quatro últimos dígitos do cartão.

O envio das mensagens de texto com a senha é feito de três formas: através de conexão direta com as operadoras, por meio de um broker ou via disparador com 128 SIMcards. Um sistema indica automaticamente qual é o caminho mais rápido a cada transação.

Do ponto de vista do lojista, além da garantia de mais segurança nas vendas, há a vantagem do dinheiro lhe ser repassado diretamente pelas bandeiras de cartão, não havendo um novo intermediário, ao contrário do PayPal, compara Jean Luc Senac, diretor do Evolucard.

A expectativa da companhia é ter entre 50 e 100 mil usuários do serviço ao fim deste ano, registrando uma média de 50 mil transações por mês.