Os correntistas do Banco do Brasil que receberem cartões Ourocard com chip NFC (Near Field Communications) poderão realizar compras de até R$ 50 no crédito sem precisar digitar sua senha. Para compras em débito, o limite será de R$ 25 por transação. A medida tem como objetivo dar comodidade e poupar tempo do portador do cartão, que conseguirá pagar transações de pequeno valor apenas aproximando o cartão da máquina de POS. Esses valores se tornarão provavelmente uma praxe no mercado brasileiro. A dispensa da senha é comum em outros países que adoram o NFC, pela mesma razão, mas sempre com um limite máximo. Obviamente, tentativas que fujam do perfil do consumidor serão identificadas pelo sistema antifraude.

O Banco do Brasil e a Visa anunciaram na última terça-feira, 29, o lançamento na segunda metade de novembro de cartões Ourocard de crédito e de débito com chip NFC, conforme noticiado por MOBILE TIME. Inicialmente não haverá custo para os correntistas que solicitarem a troca do cartão em suas agências. Somente portadores de cartões Ourocard Platinum, Platinum Estilo, Infinite e Infinte Estilo terão acesso por enquanto à novidade.

Celular

O Banco do Brasil informa que prevê lançar no ano que vem um serviço de pagamento móvel em que seu cartão de crédito e de débito seja embutido em celulares com NFC. Desta forma, o celular fará as vezes do cartão, bastando aproximá-lo da máquina de POS para realizar o pagamento. O banco ainda não escolheu a sua plataforma de TSM (Trusted Service Manager) e está avaliando várias opções disponíveis no mercado.