Às vésperas de lançar seu relatório trimestral do segundo trimestre no próximo dia 31 de julho, a Apple estaria passando por dificuldades na Índia. Em reportagem da Bloomberg, a Counterpoint Research estimou que a Apple vendeu aproximadamente 1 milhão de iPhones naquele país no primeiro semestre de 2018. É pouco, se considerarmos que no ano inteiro de 2017 haviam sido vendidas 3,2 milhões de unidades do aparelho, o que significou um market share de apenas 2% para a Apple naquele país. Como efeito dos resultados, três executivos que cuidavam das operações da fabricante no país desde 2017 saíram da empresa.

Entre os motivos para os problemas da companhia norte-americana em território indiano estariam as altas taxas locais, além da competição com outros smartphones Android mais baratos de Asus, Xiaomi, Samsung e Motorola.

Em entrevista à agência de notícias, o diretor de pesquisas da Counterpoint, Neil Shah, sugeriu que a Apple invista mais no país. Para ele, mesmo se a fabricante dos iPhones tiver um ótimo desempenho de vendas no segundo semestre, ela ainda estará atrás dos demais competidores.

Vale lembrar, o CEO da Apple, Tim Cook, disse no passado estar empolgado com a operação da Apple na Índia, um mercado que considera como a próxima China para a empresa. E, durante a apresentação do relatório financeiro do primeiro trimestre da firma, Cook dissera que as vendas de iPhones no país asiático subiram 20% em relação ao mesmo período um ano antes.