O Google confirmou um investimento de US$ 10 bilhões na Índia em um período entre cinco e sete anos. A informação foi apresentada pelo CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, durante o evento Google for India com o lançamento do fundo de investimento Google for India Digitalization Fund, destinado para acelerar a economia digital no país asiático.

“Nós faremos um misto de investimentos em equity, parcerias, operacionais, infraestruturas e ecossistema”, escreveu Pichai no site da empresa. “Isto é uma reflexão de nossa confiança no futuro da Índia e de sua economia digital”.

Entre os números do ecossistema Google na Índia que corroboram para a fala de seu CEO estão: os 2,5 mil youtubers que geram conteúdo para mais de 1 milhão de assinantes do interior do país; e 26 milhões de PMEs que são descobertas por meio dos apps Search e Maps e visitados por 150 milhões de pessoas por mês.

Segundo Pichai, o fundo tem como objetivo disponibilizar acesso à informação para cada indiano em qualquer língua (punjabi, hindi, tâmil ou outras), construir produtos e serviços dedicados aos indianos, empoderar negócios durante sua jornada na transformação digital e elevar o uso de tecnologias e de inteligência artificial para setores como saúde, educação e agricultura.