A Movile, uma das maiores empresas brasileiras do mercado de conteúdo móvel, fincou os pés nos EUA, com a abertura de um escritório há poucos meses no Vale do Silício, mais precisamente em Mountain View, a mesma cidade onde está localizada a sede do Google. "A Movile tem a ambição de ser uma empresa global. Esse passo que estamos dando nos EUA é necessário e está acontecendo na hora certa", diz Eduardo Lins Henrique, diretor de negócios da Movile nos EUA.

O foco inicial da empresa será o público latino que reside nos EUA, estimado em 15% a 20% da população norte-americana. A Movile pretende oferecer serviços relacionados a vídeos, jogos e música para celular com conteúdo voltado à comunidade latina. As duas primeiras experiências são o Zeewe TV e o Zeewe Games. O Zeewe TV é um serviço de streaming de vídeos pela web com assinatura para conteúdos premium de provedores como MTV, Playboy e UFC disponível para Facebook e que em breve ganhará versões para Android e iOS. O Zeewe Games é uma plataforma agregadora de jogos em HTML5 e Android. Há também o interesse de trabalhar em parceria com operadoras norte-americanas. A meta da Movile é conquistar 2 milhões de usuários ativos de seus serviços de entretenimento móvel nos EUA até dezembro, informa Lins.

Outra razão que motivou a expansão para os EUA é a possibilidade de prever o que será tendência na América Latina nos próximos anos. "O mercado da América Latina é composto majoritariamente por feature phones, enquanto nos EUA os smartphones já são maioria. Estando presente nos EUA, poderemos antecipar o que acontecerá na América Latina nos próximos três anos, quando houver essa transição de feature phones para smartphones por lá", explica o executivo.

O escritório norte-americano da Movile conta hoje com dois funcionários, mas deve chegar a 10 até o fim do ano. A localização no Vale do Silício é tida como estratégica pela companhia. "Estamos a 10 minutos do Google, a 10 minutos da Apple e a 25 do Facebook. O nível de interação que estamos tendo (com essas e outras empresas), as reuniões presenciais, a referência sobre os concorrentes: isso tudo faz diferença", completa.