O Google disponibilizou um novo aplicativo de chamadas de vídeo, o Google Duo (Android e iOS). O app é uma tentativa de a empresa disputar com o FaceTime da Apple, o Skype da Microsoft e o Messenger do Facebook.

Apresentado em maio durante a Google I/O, conferência para desenvolvedores da empresa, o aplicativose destaca dos rivais com a função “Knock Knock”, uma prévia de até 30 segundos da chamada de vídeo: quem recebe a ligação pode ver a câmera de quem liga antes de decidir se atende ou não. Essa opção só funciona com usuários Android e para pessoas registradas em sua lista de contatos.

Tecnologia

O Duo tem algumas características já presentes em seus rivais, como a adaptação da resolução às redes lentas (2G) e rápidas (3G, 4G e Wi-Fi); cadastro baseado no número de telefone ou do Google Voice; migração suave entre redes Wi-Fi e redes móveis, evitando quedas no meio da ligação; e proteção das ligações com criptografia de ponta a ponta.

Inicialmente, a empresa informa que liberou o Google Duo como lançamento mundial. Contudo, o app ainda não consta na App Store brasileira e na Google Play aparece como pré-registro. Procurado por MOBILE TIME, o Google informou que o aplicativo deve chegar aos marketplaces de apps nos próximos dias.

Futuro do Hangout

Com o Google Duo, os usuários ganham uma versão mais simplificada do Google Hangouts. Vale frisar que o Hangouts não será descontinuado, mas adaptado aos poucos para o uso corporativo e, por enquanto, continua como opção para realizar ligação entre duas pessoas, grupos e conversa por texto.

Este não é o único aplicativo em que o Google deve “desmembrar” o Hangouts. A companhia deve lançar em breve o Google Allo, similar ao Facebook Messenger e Skype, com o auxílio de inteligência artificial nas conversas; respostas rápidas com o Smart Reply; e o modo incógnito para conversas privativas.