O Brasil tem três laboratórios e 17 organismos de certificação destinados a realizar certificação de equipamentos 5G. A informação é da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), que reúne empresas responsáveis pelas avaliações de conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração de equipamentos que passam por crivo do Inmetro e da Anatel.

Desde a normativa com requisitos técnicos da Anatel, lançada em junho deste ano, o segmento está adaptando seus equipamentos e regras para analisar dispositivos da quinta geração de redes celulares. Importante dizer que essas empresas atuavam antes no 4G.

Os laboratórios e organismos de certificação analisam: compatibilidade eletromagnética; segurança elétrica oferecida ao usuário; e suas características na emissão de rádio frequência que possam ser absorvidas pelo corpo humano durante a utilização do dispositivo móvel.

Além de handsets, as empresas que estão na Abrac podem certificar estações terminais de acesso e transceptores para ERBs.