Após embate com a agência reguladora dos Estados Unidos, a Federal Communications Commission (FCC), a AT&T reformulou seu plano de Internet móvel – antes divulgado como "ilimitado", mas que recebia cortes de velocidade. A operadora americana anunciou nesta quarta-feira, 16, que a revisão agora dá 22 GB de franquia por mês. Se o usuário passar dessa cota, continua sujeito a "práticas de gerenciamento de rede que podem resultar em velocidades reduzidas de dados e aumento na latência". A ideia é tentar se encaixar nas novas regras de neutralidade de rede da agência.

A AT&T ressalta que a taxa fixa mensal continuará sendo a mesma, independente do uso de banda no período, e que as velocidades só serão reduzidas quando o dispositivo estiver em áreas de congestão de rede. Além disso, volta a dizer que essa possibilidade de corte só ocorre após o consumo dos 22 GB, conforme o novo regulamento. A empresa comunicará os clientes uma vez que o uso de dados chegue a 75% dessa quantia (16,5 GB).

Em junho, a FCC multou a AT&T em US$ 100 milhões pela prática de estrangulamento da rede, algo proibido com as novas regras de neutralidade nos Estados Unidos. As novas condições do plano ilimitado da operadora agora recorrem à exceção à neutralidade com a prerrogativa de "gerenciamento razoável de rede". Resta saber se a Comissão concordará com essa interpretação de razoabilidade.