A Idemia lançou recentemente uma atualização de firmware com inteligência artificial e redes neurais para seu MorphoWave Compact, leitor biométrico de impressão digital em 3D. A novidade aumenta em 85% a velocidade da checagem de dados, possibilitando a leitura de mais de 50 pessoas por minuto em um único ponto de acesso. O dispositivo pode ser usado em condomínios residenciais, prédios comerciais, arenas esportivas, bancos, mas também em ambientes onde a higiene é importante, como hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias alimentícias, uma vez que a solução é sem contato . O dispositivo captura os dados biométricos de quatro dedos ao mesmo tempo (com exceção do polegar) a partir de uma câmera de altíssima resolução.

“A atualização do MorphoWave possui várias células computacionais trabalhando em rede que fazem com que o leitor da impressão digital tenha essa característica de inteligência artificial, que vai aprendendo com o uso. Como ele trabalha por imagem, é possível prever como será a imagem de uma impressão digital. Ele também entende que, se você entra todos os dias às 8 horas da manhã no prédio comercial, prevê sua entrada nesse horário e, com isso, está preparado para identificar mais rapidamente a impressão”, explicou o gerente regional de vendas para Brasil e Cone Sul da Idemia, Ricardo Miralha.

De acordo com Miralha, a atualização do MorphoWave Compact deve acelerar o processo de identificação de pessoas com a pele dos dedos desgastada por conta da idade ou outro motivo.

Armazenamento de dados

Foto: Adrien Deneu / Safran (divulgação)

A solução da Idemia converte a imagem das impressões dos dedos em uma sequência matemática – uma vetorização das minúcias dos dedos, como Miralha explicou, em uma sequência de zeros e uns. “Desse template não é possível voltar a recriar a imagem”, explicou o gerente de vendas, “mas é possível acelerar muito a identificação da pessoa”. A informação é criptografada e armazenada pela própria Idemia. “O armazenamento dessas impressões é de responsabilidade nossa e estamos em conformidade com a LGPD”, afirma.

A atualização do MorphoWave deve estar disponível no Brasil até a próxima semana. Clientes que já usam a solução terão o update sem custos.

De acordo com Miralha, até o fim do ano a Idemia deve lançar uma solução com identificação facial com esta atualização.