reconhecimento facial

56% dos brasileiros desejam adotar o cartão de crédito ou débito com biometria, um aumento de dois pontos percentuais se comparado com a pesquisa anterior da Idemia feita em parceria com a Dentsu Data Labs. De acordo com Alessandra Wohnrati, head da unidade de serviços financeiros da Idemia no Brasil, vários fatores contribuem para essa alta.

“Um dos principais é a questão de segurança. No mercado, a biometria é popular há 20 anos. Para nós, é algo que existe há 40 anos. A Covid-19 despertou essa questão de conveniência e segurança, mas também tem a facilidade do celular”, disse a executiva, em conversa recente com Mobile Time.

Feita em 14 países no ano passado, a análise teve de 200 a 400 entrevistas por mercado. Outro achado é que as mulheres (91%) estão mais propensas a usar a biometria para pagar do que os homens (85%). Wohnrati acredita que um dos motivos está na busca pela praticidade ao pagar.

Sobre as novidades que desejam no cartão, 32% querem biometria, 27%, uso de plástico reciclável; 21%, números e dados visíveis; 12%, cores vibrantes e 8%, uso de metal. Em relação a essas respostas de múltipla escolha, a executiva da Idemia acredita que há busca do consumidor pela tecnologia, mas o status também tem sua importância.

Ainda vale ressaltar que o perfil do consumidor mostra que 80% têm mais de dois cartões, um aumento de 6 pontos percentuais ante a pesquisa anterior.

Biometria

Entre os benefícios vistos pelos brasileiros do pagamento com biometria estão: identificação única (70%); prevenção à fraude (64%); e facilidade de uso (64%). Nota-se ainda que, devido ao novo coronavírus (Sars-Cov 2), um quarto dos entrevistados veem o cartão com tecnologia contactless como mais higiênico. Entre os receios estão: invasão de privacidade (47%); roubo de identidade (46%); e uso errôneo dos dados pessoais para propósitos comerciais (39%).

Dos métodos mais usados pelos brasileiros, a impressão digital lidera com 89%, mas o reconhecimento facial aparece na sequência com 43%, 20 pontos percentuais de alta se comparado com o estudo de 2018. 20% dos entrevistados dizem que já usaram reconhecimento de voz e 12%, de íris.

Com relação à aplicação da biometria no dia a dia, 64% usam para desbloquear o smartphone; 44%, para fazer pagamento online; 43%, para assinar documentos; e 33%, para realizar pagamentos em lojas físicas.