Logo do InterID (Imagem: reprodução do site)

O Brasil conta agora com uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao fomento do documento de identidade como um direito do cidadão em âmbito nacional e internacional. Trata-se do Instituto Internacional de Identificação, ou InterID, cuja operação foi oficialmente iniciada nesta sexta-feira, 16 de setembro, data escolhida por ser o Dia Internacional da Identidade, em alusão ao item 16.9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que estabelece como meta para 2030 que todos os países concedam a seus habitantes um documento de identidade legal.

“Faz parte da cidadania que cada um de nós tenha na mão um documento de identidade civil que seja seguro. Na nossa vida isso é algo natural, mas não é assim para muitas pessoas no Brasil e no mundo. Imagine uma pessoa que não tem um documento de identidade? Uma pessoa que não existe perante a sociedade? Essa é a causa do InterID: trabalhar para que todo indivíduo no mundo tenha um documento de identidade. A identificação é um direito básico”, falou Célio Ribeiro, diretor-presidente e um dos fundadores do InterID. Ele é também presidente da Abrid (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital).

Célio Ribeiro, fundador e diretor-presidente do InterID, durante a live sobre a inauguração da entidade. Foto: reprodução

Com o recente lançamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Ribeiro entende que foi encerrado um ciclo de mais de duas décadas de trabalho para a criação de um documento único, nacional e seguro de identidade no Brasil. E agora se inicia uma nova etapa, na qual o InterID pretende exercer um papel relevante, de fomentar a adoção desse novo documento, levando-o para todos os brasileiros, principalmente para aqueles que hoje ainda não dispõem de um RG.

“Temos que levar a identidade para mais perto do cidadão. Os institutos estaduais (de emissão de RG), que são um corpo técnico de grande excelência, não conseguem chegar nas cidades pequenas e médias na maioria dos estados. Essa é uma das maiores dificuldades”, comentou Claudio Machado, outro fundador do InterID.

O InterID vai atuar em diversas frentes. Institucionalmente, pretende participar de discussões sobre novas leis e regulamentações que impactem a identificação. Também vai promover o compartilhamento de conhecimento técnico, realizando seminários e workshops. E estará à disposição para prestar consultoria para órgãos públicos e privados na área de identificação.

Com sede em Brasília, o InterID será sustentado por contribuições dos associados efetivos; contribuições dos mantenedores; receitas decorrentes de eventos, convênios, patrocínios e prestação de serviços técnicos especializados; e doações.

Mobi-ID

Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID, participará do painel de abertura do Mobi-ID, seminário organizado por Mobile Time e dedicado ao mercado de identificação e autenticação digitais, cuja 5ª edição acontecerá no dia 19 de outubro, no WTC, em São Paulo. No painel, ele terá a companhia de Gabriela Onofre, sócia e vice-presidente de comunicação e marketing da Unico; Pedro Alves, head de estratégia de identificação da Valid; e Rafael Figueiredo, CEO e cofundador da D4Sign. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobi-id.com.br.