A cidade de Novo Santo Antônio/PI é a primeira a emitir a nova carteira de identidade nacional (CIN) para 100% da sua população, ou 2.886 pessoas. Crianças de 0 a 12 são o grupo com maior quantidade de CINs no município, respondendo por 18,2% do total.
Vale destacar que o Piauí é o estado com a maior proporção da população com CIN: 40%. No país inteiro, 33,5 milhões de brasileiros já possuem esse documento de identidade.
A CIN é a primeira carteira de identidade padronizada disponível para todos os brasileiros, com design e procedimento de emissão iguais em todos os estados da federação. Nela, o CPF é usado como número de identificação, eliminando a necessidade de números criados pelos órgãos emissores estaduais. Dados biométricos do rosto e dos dedos são captados durante a sua emissão e passam a ficar vinculados ao CPF do cidadão.
A CIN pode ser salva em formato digital dentro do aplicativo do Gov.br e garante o acesso nível ouro a esse app do governo.
A nova carteira de identidade nacional servirá também para os brasileiros acessarem serviços públicos e benefícios sociais depois que for criada a Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA.