Já foi o tempo em que o investimento de bares e restaurantes em tecnologia limitava-se à compra de modernos televisores. Atualmente, cresce o número de estabelecimentos que recorrem a dispositivos móveis, como tablets e smartphones, a fim de melhorar o atendimento aos clientes. Maurício Medeiros, diretor da Colibri (empresa que fornece soluções de automação para bares e restaurantes), afirma que desde o lançamento do iPad, em 2010, já existem aplicações voltadas para o uso dessas ferramentas no mercado brasileiro, mas havia uma certa resistência: “donos de restaurantes ainda tinham medo de deixar os tablets nas mãos dos garçons e também tinha uma questão de segurança, pois são equipamentos relativamente caros; no entanto, a tendência é de resistência cada vez menor em relação ao uso dessas tecnologias”, avalia.

Apesar de possíveis preocupações, os estabelecimentos têm adotado tablets e smartphones como forma de agilizar o atendimento. Segundo Medeiros, a Colibri tem mais de 150 clientes utilizando esse tipo de solução. O levantamento feito pela empresa aponta que essa automação comercial proporciona uma redução de cerca de 80% em custos causados por erros operacionais. “Os dispositivos móveis conferem maior agilidade no atendimento. São reduzidos os erros nos pedidos e o fechamento da conta fica mais rápido”, explica Medeiros. Para Natália Delbosque, assessora de marketing da pizzaria paulista Sala Vip, o tablet e o iPod também são úteis na hora de o garçom explicar o cardápio, que fica mais atraente com as fotos dos pratos e das bebidas. “Nossos garçons se adaptaram bem e não têm nenhuma dificuldade em usar os equipamentos”, afirma a gerente.

Maurício Medeiros não sabe dizer quanto do crescimento da Colibri se deve às soluções de automação oferecida a bares e restaurantes, mas está certo de que esse nicho foi determinante para o crescimento de 20% da empresa em 2011: “esperamos crescer cerca de 25% até o fim do ano e ter um aumento de 50% do faturamento no ano que vem. As soluções de automação para bares e restaurantes impulsionam de forma significativa esse crescimento”, revela.