A TIM anunciou nesta terça, 16, parceria com o Telecom Infra Project (TIP), consórcio liderado pelo Facebook, para lançamento de nova solução de redes móveis. O dispositivo desagregado para infraestrutura, chamado de Odyssey-DCSG, foi desenvolvido pela operadora em parceria com um “grupo colaborativo mundial” do projeto.

Como parte da parceria, a TIM hospeda o TIP Community Lab desde setembro do ano passado, quando foi inaugurado no Rio de Janeiro. A iniciativa do Telecom Infra Project está localizada no TIM Lab. “O espaço foi projetado com base nas melhores práticas para instalações industriais e ambientes de teste, utilizando equipamentos modernos e soluções virtualizadas”, declara a empresa.

Junto com outras três teles globais, a operadora participa do projeto, especificamente no subgrupo Gateway Desagregado de Sites de Células do grupo aberto do projeto de ótica e transportes de pacotes do TIP. O objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento de uma infraestrutura que permite qualidade de acesso.

De acordo com a TIM, o grupo aberto estabeleceu como base para os dispositivos que sejam abertos, desagregados, totalmente interoperáveis e não imponham restrições ao uso de componentes de software e hardware de diferentes provedores. A empresa diz que fornecedores parceiros do projeto, como Adva Optical Networking e a Edge-Core Networks, já se comprometeram a trabalhar na concepção e distribuição do Odyssey-DCSG. “O TIP convida outros fornecedores a aderir a essa iniciativa e fazer contribuições para moldar o futuro da infraestrutura de rede móvel que fornecerão acesso rápido, acessível e confiável à Internet para pessoas em todo o mundo nas próximas décadas.”