Oito anos atrás, a TecBan criou a TBNet, uma subsidiária integral para cuidar da conectividade dos caixas eletrônicos da rede Banco24Horas. As soluções deram tão certo que agora a TBNet não se restringe mais ao atendimento da sua controladora e começa a prestar serviço para clientes externos, principalmente bancos e varejistas. Hoje, há 13,5 mil pontos com conectividade TBNet: pouco mais de 12 mil são caixas do Banco24Horas e 1,4 mil são de terceiros. No ano que vem, a expectativa é dobrar para 2,8 mil os pontos de clientes externos atendidos pela TBNet, que utiliza chips de operadoras móveis em 3G e 4G para o tráfego de dados. O faturamento da TBNet este ano deve aumentar 50%, chegando a R$ 30 milhões, e a projeção é se aproximar de R$ 80 milhões em 2022.

Quando a empresa foi criada, a TecBan levava 45 dias para instalar um link de comunicação em um novo caixa eletrônico. Esse tempo não era suficiente para atender o ritmo de crescimento da rede de caixas eletrônicos naquele tempo, que vinha dobrando ano a ano. Com a TBNet, o tempo de implementação caiu de 45 para dois dias.

“A TBNet nasceu para resolver o problema de ‘time to market’ e de custo da TecBan com conectividade. Telecom era a terceira linha em nosso orçamento, agora está em nono lugar”, relata Robert Baumgartner Junior, diretor executivo da TBNet, em entrevista para Mobile Time.

Solução móvel

A TBNet desenvolveu uma solução própria de conectividade sem fio, batizada como LinkBooster. Cada ponto a ser conectado recebe primeiramente a visita de um técnico que mede a qualidade do sinal de todas as operadoras móveis disponíveis no local. A partir desse teste, são escolhidas as duas melhores operadoras, cujos chips são inseridos no modem que atenderá o ponto. Depois disso, um software com machine learning seleciona em tempo real qual o melhor sinal para o tráfego de dados. Trabalhando sempre com duas operadoras, a empresa garante redundância e consegue oferecer um nível de serviço alto. Vale lembrar que todo o tráfego é criptografado e possui várias camadas de segurança.

5G

Há testes em curso para a adoção de 5G e a empresa promete em breve ter o primeiro ATM 5G do Brasil. Com a tecnologia será possível, por exemplo, oferecer suporte técnico em vídeo de alta resolução a partir de câmera instalada no caixa. Outra possibilidade é oferecer um hotspot Wi-Fi em cada ponto atendido.

Vale destacar que a TBNet também possui redes Wi-Fi em São Paulo e Macapá, que hoje servem principalmente para escoar o tráfego de monitoramento em vídeo de caixas eletrônicos, outro serviço da empresa que poderá ser ampliado para outras cidades a partir da adoção do 5G.