O interesse das marcas por formatos em rich-media de publicidade móvel está crescendo. Segundo a Opera MediaWorks, anúncios do tipo "toque para expandir" e vídeo alcançaram pela primeira vez uma participação de 6% cada no total de impressões registradas pela empresa no mundo. A liderança em quantidade continua sendo dos tradicionais banners em apps e sites, mas os formatos conhecidos como rich-media estão despertando a atenção especialmente para ações de branding. Vale lembrar que esses formatos de anúncio costumam custar mais caro, logo, sua participação em receita é maior. Sua taxa de clique (CTR) também tende a ser mais alta que aquela em banners comuns.

Tendências

A Opera MediaWorks divulgou relatório no qual destaca seis tendências em publicidade móvel. O crescimento dos anúncios em rich-media é uma delas. Outra é o aumento da segmentação na publicidade móvel, que está deixando de se restringir a sistema operacional e país, para passar a incluir também dia da semana e horário do dia, entre outros filtros. Quanto mais bem segmentada a campanha, melhores são os seus resultados.

A empresa destaca ainda o crescimento do Android, que este ano superou o iOS em quantidade de impressões; o aumento de sites adaptados para a visualização em dispositivos móveis; o surgimento de anúncios com reconhecimento de fala, como um da JetBlue nos EUA usando solução da Opera MediaWorks; e a tendência de que a publicidade em tablets e smartphones mais cedo ou mais tarde supere em receita aquela da web para desktops.