Acionistas da Amazon entraram com um pedido para a companhia deixar de vender ao governo a sua API de reconhecimento facial, o Rekognition do AWS. O grupo de reclamantes é formado pela organização Open Mic e pelas Sisters of St. Joseph of Brentwood, investidores ligados à religião católica.

No documento, o grupo pede que a API deixe de ser vendida até que tenham a confirmação que a solução de reconhecimento facial não fere os direitos civis, uma vez que poderia criar perfis raciais para agências e forças de segurança. O grupo pede que a moção seja colocada na votação na próxima assembleia geral da Amazon, que deve ocorrer no segundo trimestre deste ano.

Uma das agências que procurou a Amazon para usar a solução foi a ICE, que investiga crimes ligados à imigração. O Rekognition já foi criticado por grupos como o The American Civil Liberties Union e o Project on Goverment Sight, além de um grupo de oito congressistas norte-americanos que testaram a solução e detectaram falta de acurácia no reconhecimento de imagens, algo que poderia colocar riscos às minorias naquele país.