Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

Cinco em dez líderes de cibersegurança no Brasil relataram que sofreram um incidente cibernético nos últimos 12 meses, como malware, phishing e vazamento de dados. Em um recorte local do estudo global da Cisco sobre trabalho híbrido, a entrada de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho é apontada como um dos motivos para o aumento dos riscos nas corporações.

Feito com 6,7 mil profissionais de 27 países entre agosto e setembro de 2022, o estudo revela ainda que 61% dos executivos brasileiros disseram que os ataques custaram ao menos US$ 100 mil e 32% que o prejuízo foi de US$ 500 mil.

Um dos motivos explorados na análise é a exposição em redes externas, fora do ambiente empresarial. A maioria dos executivos (92%) relata que seus funcionários usam ao menos duas redes para se conectar ao ambiente de trabalho, como suas casas, cafeterias, shoppings ou até mesmo supermercados. Outros 41% dizem que os funcionários usam cinco redes.

Além disso, 84% dos entrevistados confirmam que seus funcionários usam dispositivos pessoais não licenciados em ambiente de trabalho. Por sua vez, 67% afirmam que os funcionários usam esses equipamentos por mais de 10% de sua jornada de trabalho, fora da rede das empresas. E 76% dizem ainda que o login remoto é um dos motivos para o aumento da probabilidade de incidentes cibernéticos.

Para o futuro, os líderes brasileiros de cibersegurança não veem melhora no setor, uma vez que 66% acreditam que mais incidentes cibernéticos devem afetar os negócios das empresas nos próximos 12 a 24 meses. Por outro lado, as equipes de TI se preparam com 93% dos executivos esperando ao menos 10% de aumento nos gastos com segurança cibernética em 2023 e 96% aguardando por melhorias na infraestrutura de TI.