Ilustração: La Mandarina Dibujos

A Visa e a Cybersource, empresa da bandeira de cartões de gerenciamento e segurança para pagamentos digitais, criaram uma nova solução antifraude para aprovação de transações não presenciais. A ferramenta reúne dados relevantes sobre o pagamento de ponta a ponta – do estabelecimento comercial ao portador do cartão. Dessa forma, permite aos emissores assertividade na autorização de transações, diminuindo tentativas de fraude.

A solução utiliza informações do Decision Manager, da Cybersource, na qual mais de 260 variáveis são analisadas para cada transação de e-commerce. Ela pode ser customizada de acordo com critérios estabelecidos pelos clientes, auxiliando no gerenciamento de fraudes. Os riscos dos pedidos são avaliados automaticamente, a partir de aprendizado de máquina, utilizando insights de bilhões de transações da Visa e da CyberSource processadas mundialmente.

A Visa disponibiliza essas informações do Decision Manager ao emissor, a fim de auxiliar na aprovação das transações. A companhia também oferece outras soluções de segurança que ajudam no processo, como o Visa Risk Manager, plataforma online de gerenciamento de regras, em tempo real, na qual emissores podem ter mais controle na gestão de estratégias de risco. Assim, podem rejeitar solicitações de pagamento de alto risco, além de reportar compras suspeitas.

A solução foi implementada primeiro em um projeto piloto, junto ao Banco do Brasil e uma companhia aérea. Em dois meses, o número de transações aprovadas aumentou em 7 pontos percentuais, enquanto as tentativas de fraudes diminuíram em 6 p.p.. A Cybersource e a Visa estão em contato com estabelecimentos comerciais e emissores para expandir o oferecimento da solução, o que ajudará a enriquecer os dados que passam pelo modelo.

Nos últimos cinco anos, a companhia de serviços financeiros investiu mais de US$ 9 bilhões em segurança cibernética, assim como US$ 500 milhões em inteligência artificial (IA) e infraestrutura de dados, oferecendo mais de 60 funcionalidades de IA para automatizar a detecção de fraudes. Em 2021, a Visa conseguiu diminuir ocorrências de fraude em até 30%, usando técnicas de aprendizagem profunda.