| Publicada originalmente no Teletime | A Nokia planeja investir 360 milhões de euros (em torno de R$ 1,9 bilhão, na cotação atual) em projetos de software, hardware e design de chips nas suas unidades em Ulm e Nuremberg, na Alemanha, informou a empresa finlandesa nesta quarta-feira, 17.

De acordo com o comunicado à imprensa, a Nokia está conduzindo um projeto europeu de quatro anos, o PIICE (Projetos Importantes de Interesses Comuns Europeus, na tradução do inglês), fundado pela própria companhia finlandesa e o Ministério da Economia e Proteção Climática alemão, além dos estados de Baden-Württemberg e Baviera.

No pipeline, a ideia é focar no desenvolvimento integrado de software, hardware e sistemas de chips de alta performance. As tecnologias serão usadas em produtos ópticos e de rádio nos futuros sistemas de comunicação mobile, como 5G avançado e 6G, além de digital twins (gêmeos digitais) – modelo virtual de um produto conectado à uma estrutura física via Internet das Coisas (IoT).

“Este importante financiamento apoiará os nossos esforços para fazer avançar a indústria das telecomunicações na Alemanha e na Europa, ajudando a impulsionar a inovação e a fortalecer a competitividade. Em particular, ajudará a nossa pesquisa em microeletrônica, que alimentará tecnologias futuras como o 6G, a inteligência artificial e o metaverso, bem como desenvolverá redes mais eficientes e poderosas em termos energéticos”, afirmou Tommi Uitto, presidente da rede mobile da Nokia, em nota.

A vertical focará seus esforços, também, na melhora da experiência extensiva de chips e no fortalecimento da cadeia produtiva europeia. Entre os planos, está o suporte aos sistemas de eficiência energética, para apoiar as metas climáticas do continente presentes no Pacto Verde Europeu (o “Green Deal”).

Para conquistar os resultados, a empresa vai atuar em parceria com institutos de pesquisa e universidades, e a cooperação deve fortalecer o investimento e o funding de longo prazo no âmbito do PIICE, acrescentou a companhia.