A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou que a Huawei e o estado chinês devem fornecer garantias sólidas sobre a integridade dos dados coletados na Alemanha antes que o fornecedor possa participar do lançamento do 5G no país, informou a agência de notícias Reuters.

Durante um discurso feito em uma turnê pelo Japão, Merkel disse que é importante que as autoridades na Alemanha se envolvam com a China e a Huawei para garantir que o fornecedor “não entregue dados ao estado chinês”.

Embora alguns políticos no país estejam pedindo ações para banir a Huawei, as operadoras têm sido mais cautelosas em seus comentários. Um relatório interno da Deutsche Telekom, que vazou na semana passada, alertou que o lançamento do 5G na Europa pode ser adiado em até dois anos se a proibição do fornecedor for imposta.

Nick Read, CEO do Vodafone Group, que também administra uma rede na Alemanha, fez declarações semelhantes em sua última chamada de resultados financeiros e apontou para a importância do fornecedor no ecossistema. Apesar do apoio da empresa de infraestrutura, a operadora fez uma pausa na instalação dos equipamentos da rede core da Huawei na Europa enquanto aguarda o resultado das negociações com as autoridades.

O debate acontece desde que os EUA pressionaram a Alemanha e outros países para proibir a Huawei, embora em novembro de 2018 a posição oficial da Alemanha fosse de que não havia base legal para proibir certos fornecedores.