Com a intenção de aumentar a sua base de clientes e engajar ainda mais a existente, a Zuum lançou uma promoção que vai distribuir R$ 5 em crédito para bilhetes únicos de São Paulo. Para receber o valor, o usuário precisa cadastrar o número do seu bilhete único dentro do app do serviço de carteira móvel. A promoção vale até o dia 31 de março ou até alcançar 200 mil participantes, totalizando portanto uma distribuição de R$ 1 milhão em créditos, o que acontecer primeiro. Cada bilhete único pode participar uma única vez. Para validar os créditos, é preciso aproximar o cartão de um validador depois de tê-lo cadastrado no app.

O Zuum é um serviço de dinheiro móvel criado pela MFS, uma joint-venture entre a Telefônica e a Mastercard. O gerenciamento da conta é todo feito via celular, seja através de uma interface USSD (neste caso limitada a clientes da Vivo) ou por um app móvel (acessível para usuários de qualquer operadora). Os clientes que desejarem podem solicitar um cartão de débito da Mastercard para realizar pagamentos em máquinas de POS. Também é possível transferir valores e pagar contas diretamente pelo celular com o saldo da conta Zuum, assim como recarregar créditos para celular ou para um bilhete único. O serviço tem hoje mais de 500 mil pessoas cadastradas.

Análise

Campanhas de aquisição de cliente e fomento de uso com a oferta de vantagens financeiras estão cada vez mais populares entre apps no Brasil. As experiências mais emblemáticas foram realizadas pelo 99Taxis, que por alguns meses ofereceu 20% de desconto nas corridas pagas com cartão de crédito dentro do app. Essa estratégia só é possível quando há investidores fortes por trás, com caixa para bancá-la.