O Vivo Zuum (Android e iOS) é uma solução de dinheiro móvel criada por uma parceria entre a Vivo e a MasterCard. Na prática é uma conta bancária virtual, em que o celular funciona como um cartão de débito pré-pago. O correntista pode também adquirir um cartão de plástico para fazer saques em caixas eletrônicos e pagamentos em máquinas de POS.

Nos testes com o Zuum, foi possível notar que a equipe de desenvolvimento procurou criar um sistema que fosse fácil para o usuário cadastrar e acessar. Em menos de cinco minutos, minha conta e o cartão Zuum – adquirido em um varejista de rua por R$ 14,90 – já estavam ativos.

No caso das recargas, o meio de pagamento usa o mesmo mecanismo das recargas de pré-pago: pode ser feito por meio de banco online ou pontos conveniados como bancas de jornal, lojas e lotéricas. Mas duas funcionalidades valem ser ressaltadas no app: recarga de bilhete único e envio de dinheiro.

Para a recarga do bilhete único em São Paulo – existe opção para Cuiabá –, o Zuum ajuda o usuário das filas intermináveis que podem ser vistas em terminais de ônibus e metrô fazendo a transferência pelo app e carregando-o na máquina.

Para o envio e recebimento de dinheiro, ele torna-se uma excelente alternativa ao PayPal, sem a necessidade de ir a um caixa ou mesmo de entrar no banco pelo app em locais desnecessários – lembrando que o limite máximo de transação é de R$ 500 por dia.

Faltou ao aplicativo uma única opção: a transferência de contas correntes ou cartão de crédito do próprio usuário para sua conta do Zuum.