Mercado Pago

O Mercado Pago (Android, iOS) tornou-se iniciador de pagamento. Ou seja, seus clientes poderão realizar Pix com valores que estão em outras instituições a partir do próprio app do Mercado Pago. A novidade está disponível para uma base reduzida de usuários e faz parte da implementação da fase 3 do open banking. A funcionalidade deverá escalonar e estar disponível a todos futuramente.

Em um próximo passo, que estará disponível nos próximos meses, será possível permitir ao cliente realizar compras em lojas físicas e em e-commerces a partir do app do Mercado Pago, utilizando diretamente o saldo disponível em contas de outras instituições financeiras.

Mercado Pago

Posteriormente, mas ainda sem previsão, o iniciador de pagamento permitirá a movimentação de todos os Internet bankings e apps do cliente dentro do app do Mercado Pago, viabilizando inclusive pagamentos, investimentos e contratação de seguros.

Com o iniciador de pagamento, as compras online com Pix, por exemplo, serão mais simples e rápidas, sem que o usuário copie e cole o código Pix. No momento do pagamento, o cliente é redirecionado para o aplicativo do banco e faz o pagamento em poucos cliques. E, com isso, a transação ganha uma importante camada de segurança por ser feita no ambiente da instituição financeira.

Vale lembrar que o Banco Central regulamentou a figura do iniciador de pagamento no Pix em julho do ano passado.

Agregador de contas

O Mercado Pago também anunciou nesta quinta-feira, 17, o lançamento do serviço de agregador de contas. A ferramenta permite que seus clientes visualizem não apenas saldo e transações do Mercado Pago como também de outras contas e cartões que possuir em outras instituições – e autorizar que o agregador visualize – centralizando em um único ambiente seus dados financeiros.