A conversão de pagamentos com Pix dentro de aplicativos de comércio móvel está bem menor do que aquela verificada com Pix em sites de comércio eletrônico no desktop, afirma Elaine Shimoda, head de pagamentos e inovações do Mercado Pago. Isso acontece porque a experiência de pagar com Pix copiando e colando o código em aplicativos diferentes não é padronizada. A expectativa é de que a conversão melhore depois que entrar a fase 3 do open banking, que instituirá a figura do iniciador de pagamento. Assim, quando escolher pagar com Pix dentro de um app de m-commerce, haverá um deep link que levará o consumidor direto para dentro da página de pagamento do banco selecionado, aonde vai precisar apenas se autenticar e digitar sua senha para concluir o pagamento, em uma jornada mais fluida, com menos etapas.

“O Pix ‘copia e cola’ está tendo muita perda de conversão porque falta padronização. No desktop a conversão é maior (porque a pessoa fotografa o QR Code direto com o celular). Com o open finance o redirecionamento será padronizado. A expectativa é de que a experiência vai melhorar muito”, relata a executiva, em conversa com Mobile Time.

O Mercado Pago (Android, iOS) vai participar da fase 3 do open banking, que será lançada oficialmente no fim de agosto, primeiramente limitada ao Pix, sendo posteriormente ampliada para outros meios de pagamento, como TED e DOC.