[Matéria atualizada em 17/02/2022, às 19h20, para acrescentar comunicado da Conexis] As fortes chuvas que atingiram Petrópolis, região Serrana do estado do Rio de Janeiro, na última terça-feira, 15, também causaram estragos na rede de infraestrutura móvel da cidade. Procuradas por Mobile Time, as operadoras relatam que houve falhas pontuais e descrevem as medidas tomadas para manter os serviços em funcionamento. As tempestades causaram destruição e morte em diferentes bairros da cidade. Até o momento, nesta quinta-feira, 17, às 17h, 110 pessoas morreram, mas 140 ainda estão desaparecidas.

A Claro, enviou comunicado na última quarta-feira, 16, informando que está “trabalhando incansavelmente para operar seus serviços com a máxima normalidade possível diante do cenário”. A operadora disse também que todas as estações de transmissão móvel estão sendo monitoradas e operam normalmente até o momento.

A empresa concedeu um bônus gratuito de Internet móvel para os seus clientes da região, inclusive para linhas pré-pagas ativas e sem crédito no momento. O bônus tem validade de sete dias e oferece 1 GB “que pode ser utilizado também em aplicativos de mensagem, buscando auxiliar nas comunicações emergenciais necessárias nesse momento.”

Já a Oi informou que mobilizou equipes de emergência e outras para atuar no restabelecimento dos serviços afetados pelo temporal em Petrópolis. “A Oi acrescenta que casos pontuais de falta de serviços podem ser ocasionados pela dificuldade de acesso das equipes às áreas destruídas pelo temporal, e que suas equipes continuam de prontidão para atendimento dentro das condições permitidas para atuação de seus técnicos. A companhia se solidariza com as famílias das vítimas da tragédia em Petrópolis”.

A TIM enviou comunicado para Mobile Time informando que um dos seus sites no município encontra-se fora de serviço por conta das chuvas e que “não há falha massiva em nenhum dos bairros, embora tenha havido falhas pontuais, em grande parte já recuperadas.”

Em seguida, continua: “A companhia mobilizou equipamentos e equipes de campo para ajudar na recuperação da rede da operadora na localidade, fazendo o possível diante do cenário atual. A TIM também instalou geradores nos locais em que havia acesso para suprir a ausência de energia elétrica e acelerar o restabelecimento dos serviços”.

Em seu comunicado enviado a este noticiário, a Vivo informa que “já enviou à cidade unidades de geradores móveis para ajudar a manter os possíveis impactos nas antenas por falta de energia devido à catástrofe local.” Até o momento, sua rede móvel está normalizada. “A companhia também está em contato permanente com os bombeiros e a defesa civil para ajudar, no que for possível, a manter em funcionamento as redes de telecomunicações na região”, completa a operadora em seu comunicado.

Conexis

Em nota enviada a Mobile Time, a Conexis Brasil Digital, instituição representante das prestadoras de telecomunicações informou que o “vem trabalhando para manter a conectividade da população, com o monitoramento das estações de transmissão móveis, mobilização da equipe técnica e envio de unidades geradoras de energia para antenas, além de se colocar à disposição das autoridades competentes para contribuir para amenizar os efeitos da tragédia.”

Vale dizer que todas as operadoras em seus comunicados lamentam a tragédia.