drons; corpo de bombeiro

Drone é preparado para começar a voar em Petrópolis. Imagem gerada a partir de vídeo do Corpo de Bombeiros

Três drones da Coordenadoria de Veículos Aéreos Não-Tripulados (COVANT), do Corpo de Bombeiros do Governo do Estado do Rio de Janeiro, estão ajudando na busca por desaparecidos em Petrópolis/RJ.

As unidades não-tripuladas possuem câmeras térmicas e zoom de até 3 km. O equipamento está sendo utilizado para fazer o mapeamento das regiões afetadas e compara o cenário atual das estruturas geológicas com imagens prévias de satélites. Neste caso, é feita uma sobreposição das imagens para entender o percurso que uma casa poderia ter feito ao ser arrastada pelas fortes chuvas. Dessa forma, é possível detectar pontos de interesse, locais onde possa haver desaparecidos. Ao fazer esse mapeamento, são encaminhadas equipes de busca.

Os drones também fazem o monitoramento de rios, realizando voos mais lentos e técnicos, com capacidade de melhor identificação de possíveis vítimas ou detritos.

Os veículos não-tripulados fazem parte da Coordenadoria de Veículos Aéreos Não-Tripulados (Covant), do Corpo de Bombeiros. Eles são capazes de chegar em locais que as equipes do Corpo de Bombeiros não conseguem chegar. Com as imagens em alta resolução dando detalhes do terreno, o time é capaz de analisar a área e detectar possíveis fragmentos de pertences pessoais ou de residências, criando novos pontos de trabalho.

drone; corpo de bombeiros

Visão do piloto da imagem gerada pelo drone. Imagem gerada a partir de vídeo do Corpo de Bombeiros

As chuvas em Petrópolis começaram na terça-feira da semana passada, 15, e agora, no oitavo dia de buscas, o número de mortes chega a 186 nesta terça-feira, 22, até 18h40. Número de desaparecidos está em 85.

As operadoras móveis Claro, Oi, TIM e Vivo se mobilizam para manter serviços operando na cidade.